Milsim (Military Simulation) como opção

A palavra Milsim é abreviação de Military Simulation. Expressão em inglês que significa simulações militares realizadas por civis com fins de entretenimento. No meio militar a expressão significa informalmente “jogos de guerra”, onde os militares avaliam de forma virtual teorias de guerras, táticas e probabilidades de cenários de guerra.

O Milsim existe no Paintball, mas também no Airsoft, jogos eletrônicos e tabuleiros (simulações de cenários militares e táticas).

No Paintball, o Milsim ganha uma dimensão especial pela presença de marcadores com aparência de armas (customização), uniformes militares ou fardamento de polícia urbana. O cenário onde o jogo se desenvolve é peça chave na construção do enredo do jogo. São cenários de jogos externos (minerações, matas, construções abandonadas, fazendas) ou internos (prédios vazios ou galpões). Em geral o jogo de paintball chamado Milsim se caracteriza por reapresentar enredos de batalhas históricas, conflitos urbanos ou situações fictícias de conflitos em áreas rurais ou urbanas. Os objetivos do jogo a serem alcançados e os adversários eliminados somam pontos e definem o time ganhador.

Os marcadores usados na modalidade Milsim em sua forma mais radical, trazem as bolinhas de tinta dentro do magazine (carregador de bolinhas) e o cilindro de ar (HPA) ou Co2 acondicionado na coronha do marcador. No futuro (já presente) há quem acredite que o jogo do Paintball Milsim será apenas com estes marcadores e o calibre deve migrar do atual .68 para .43.

O FURIA escolheu esta modalidade e desenvolve sua programação de treinos e jogos para este fim. Nós estivemos em Analândia – São Paulo e jogamos Cenário com mais de 700 jogadores de todo o Brasil, um grande evento de confraternização do paintball que não deixariamos de participar. Mas o Milsim é um formato de jogo que nos agrada. O grande desafio do Milsim é, ao nosso ver, acompanhar a evolução dos marcadores (para não cairmos em puro consumismo) e o aumento do número de praticantes. Desafios que merecem atenção e soluções criativas.